Artista do Insta: Lucas Mendonça

26 junho 2017



É nesse clima todo intergalático do blog que apresento para vocês o artista Lucas Mendonça, que tem o espírito mais galático que você irá achar por aí. Ele  é um cara super legal, que se você quiser um help de artista para artista, o Lucas te dará a maior atenção para ajudar. A arte dele é sempre muito bem colorida, com combinações e contrastes de cores maravilhosos. Os temas mais frequentes que você irá achar nas redes sociais deles são as suas suas Garotas Galáticas, com uma mistura de arte oriental com cyberpunk. Esse é um dos mais novos projetos do Lucas e estará com uma campanha super bacana de financiamento coletivo no Cartase que lançará oficialmente dia 03/07. Nesse bate papo ele falou um pouco sobre suas experiencias sobre ser artistas e principalmente sobre seu projeto, para ficarmos sabendo de pertinho muito mais coisas sobre essas agentes galáticas.

1 - Fale um pouco de você e de como começou esse processo todo de gostar de coisas sobre o universo?
Lucas Mendonça: Oi! Me chamo Lucas Mendonça, tenho 24 anos e sou um Ilustrador que mora em São Caetano do Sul, SP. Sou formado em Game Design e trabalho com ilustração há 4 anos. Eu sempre gostei muito de ilustrações com cores bem psicodélicas, acho que isso vem muito do fato de eu ser bem fã de Astronomia. Só de imaginar essa imensidão que está a nossa volta, só na nossa galáxia e em nosso sistema solar, já sinto aquela baita inspiração. Acho tudo isso um projeto incrível.


2 - Quando começou a gostar de desenhar?
Lucas Mendonça: Eu desenho desde que me conheço por gente rs. Quando eu era criança, minha alegria era ganhar aquelas caixas de 48 cores de lápis de cor. Puxa, aquilo era lindo demais! Eu me lembro de quando chegava da escolinha e ia direto assistir desenhos, e desenhar os personagens que via ali. Quando chegou a época de escolher o que fazer da vida, a decisão já estava praticamente tomada (rsrsrs)
3 - O que esperar do seu Artbook STRGRL?
Lucas Mendonça: O STRGRL é um artbook que conta a história da extinta organização estelar STRGRL, que era localizada na Via Láctea. Seus membros (todas mulheres) eram denominadas Stargirls, e tinham como objetivo manter a ordem entre os habitantes dos planetas e corpos celestes do Sistema Solar. Após um conflito intergaláctico, a organização entrou em colapso e seus membros foram espalhados pela galáxia, seguindo caminhos opostos. Serão em torno de 52 páginas todas ilustradas com as ideias que surgiram durante alguns meses de processo criativo. Tudo bem cósmico, psicodélico e cheiroso❤.
4 - A história é muito bem construída, mas por quê todas as integrantes da organização são mulheres?
Lucas Mendonça: Eu sempre tive mais prática em criar e desenhar figuras femininas. Hoje vemos mais personagens protagonistas femininas, mas acredito que poderiam existir mais. Eu lembro de uma ilustração que eu fiz e postei na minha página. Foi aquela ilustração que me deu a ideia geral do artbook. Era uma menina com estilo bem boladão, marrenta e com um cabelão estiloso. Na jaqueta dela estava escrito "stargirl". Quando eu finalizei ela, as cores ficaram bem psicodélicas, e aquilo me agradou demais. Foi aí que eu tive um clique, e as ideias começaram a brotar na mente. 
5 - Pretende futuramente lançar o quadrinho das suas garotas intergaláticas?
Lucas Mendonça: Eu tenho algumas histórias na gaveta, e STRGRL é definitivamente uma delas. Pretendo sim ilustrar uma HQ em 2018, mas ainda não decidi qual das histórias vai ser. Mas posso dizer que minhas meninas intergalácticas tem um lugarzinho especial no meu coração, então elas tem grandes chances de serem escolhidas (rsrsrs).
6 - Seus desenhos são maravilhosos, mas por que decidiu se arriscar lançando uma campanha no Cartase para seu artbook? Tem alguma dica para quem também quer se arriscar à tentar lançar um coletivo?
Lucas Mendonça: Eu lembro que no começo do processo criativo, em todas as artes que eu postava, seja na página, como em grupos do Facebook, como o Bate-papo Ilustrado, eu recebia um feedback muito positivo. As pessoas estavam gostando daquilo. Dai alguns amigos e até seguidores da página vinham me perguntar se eu já tinha cogitado a ideia de lançar o projeto no Catarse. Eu pensei: Puts! É mesmo né? Daí eu comecei a fazer umas contas e vi que daria certo. Depois de muito quebrar a cabeça eu decidi que iria tentar. Se eu pudesse dar uma dica, seria fechar certinho a ideia que você tem em mente pro projeto, e mostrar isso pra algumas pessoas. Receba o feedback delas e veja o que precisa melhorar. Pense em tudo certinho e bote tudo na ponta do lápis. Se ver que compensa, manda ver!
7 -  O que te inspira e quais são os artistas que você curte?
Lucas Mendonça: Eita, muitos artista vem na cabeça, mas ultimamente eu tenho olhado muito para Moebius (cores e detalhes), Zao Dao (visual mais asiático) e claro, Josan Gonzales (rei do cyberpunk). Ah sim, filmes de ficção com temática espacial costumam encher meu tanque de inspiração também.
8 - Se fosse escolher apenas uma Stargirl para ser sua favorita, qual seria  por quê?
Lucas Mendonça: Que pergunta difícil! (rsrsrs) Mas tenho que admitir tenho uma queda maior pela Stargirl Corredora Espacial, que dei o nome de Susan. Como ela foi a primeira, ela é especial pra mim. 
9 - Você prefere arte digital ou a tradicional?
Lucas Mendonça: Digital. Pra mim é o que "pega" no momento. Mas claro que admiro demais quem manda muito em tradicional, e eu mesmo me arrisco eventualmente nos nanquins, guaches e aquarelas da vida. Isso geralmente acontece mais no fim do ano, depois que o bichinho do Inktober pica os artistas em outubro.
10 - De onde surgiu a ideia de juntar diversas culturas, principalmente orientais, com cyberpunk?
Lucas Mendonça: Temos muitas culturas carregadas de coisas bem legais a nossa volta. As asiáticas são as que me chamam mais atenção, porque são bem diferentes da nossa. Como o artbook mostra uma história de todo o sistema solar, seria lógico abordar culturas diversas, mostrado que se existisse vida pelo nosso universo afora, haveria uma grande diversidade. E o cyberpunk é atualmente o estilo que tenho tentado alcançar, porque ele combina bem com a temática intergaláctica e cósmica.
11  - Para finalizar, deixe uma frase que te marcou muito e gostaria de compartilhar com os leitores.
Lucas Mendonça: Uma vez me disseram: "Se você não se arriscar em tornar suas ideias realidade, quem irá se arriscar por você?" Tem vezes que dá aquele medo e insegurança? Sim, tem sim. Mas pensar nisso sempre me dá aquela motivação pra tentar. 😊


0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger