Convidado: Gaby Brandalise e o encanto da Coreia

06 março 2018


Ano passado tive a honra de conhecer pessoalmente a autora Gaby Brandalise, no lançamento de seu primeiro livro, Pule, Kim Joo So, aqui em São Paulo e devo dizer, ela é tão legal quanto parece ser em seus vídeos no canal do Youtube. Essa jovem que começou a escrever despretensiosamente seu livro no aplicativo Wattpad, nós mostra que é possível sim, seu sonho de publicar seu livro no Brasil. O que faz com que deixe nosso coração mais quentinho.

Para ser bem sincera, em um dia aleatório conheci seu conteúdo de escrita criativa e me apaixonei com sua forma de mostrar o quão interessante escrever pode ser. Pensando nisso, voltei a escrever em outubro e conhecê-la foi uma experiência maravilhosa. Poder falar com ela, abraça-la, tirar foto e poder dizer que me instigou a voltar a escrever, não tem preço.

Após ler sua obra, fiquei com mais vontade ainda de produzir algo próprio e garanto que não sou a única que chega até a Gaby dizendo o mesmo, após conversar com ela e ver seus vídeos. Pensando um pouco sobre esse mundo de ser escritor, processo de criação e outros afins, bati um papo bem bacana com ela. Onde a Gaby revela um pouco sobre o processo de criação de Pule, Kim Joo So, suas referências, como foi lançar seu livro e sobre projetos futuros. Então aproveitem essa entrevista, que está demais!


1 - Você escreve desde quando?
Gaby: Eu escrevo histórias há anos. Comecei com as fan fictions, que são o início de muitos escritores. Acho que elas são importantes porque são um jeito mais experimental de tentar a escrita, em que você brinca com personagens e universos que já existem, sem o compromisso de ser brilhante ou comercial. Além disso, o público que lê fan fiction costuma ser muito receptivo e aberto a todo tipo de história, por mais diferente que sejam. Para mim, foi muito importante para praticar e descobrir como se cria uma narrativa que prende o leitor. Em um determinado momento, senti vontade de profissionalizar o texto, criar meus próprios personagens e universos. Então passei a escrever textos que pudessem se transformar em livros.


2 - Como surgiu a ideia de escrever Pule, Kim Joo So?
Gaby: A ideia para Pule, Kim Joo So urgiu do meu encanto pelo jeito dos coreanos de contar histórias. Eu estava inundada por isso e resolvi criar a minha própria. Mas não podia ser simplesmente uma cópia de algum drama que eu tinha assistido. Eu queria uma narrativa que trouxesse um pouco do estilo e ritmo dos kdramas, as referências, o perfil dos personagens, os
clichês. Busquei mais informações sobre isso, sobre esse estilo de gênero, e assisti doramas clássicos, para pegar informações. Terminei mais inspiradas e apaixonada pelo estilo. Tanto que terminei em três meses, um tempo muito curto para quem quer escrever um livro.


3 - Quando está escrevendo tem uma mania que faça sempre?
Gaby: Ouvir uma música que eu ache que combina com o clima da história.


4 - O que te inspira e quais são seus autores favoritos?
Gaby: O que me dá ideias para histórias normalmente são as coisas que eu gosto.Por exemplo, músicas do SHINee e do Taemin. Clipes. A história das pessoas que conheço, a maneira delas de lidar com a vida, também me inspiram. No momento, meu autor favorito é o brasileiro Michel Laub. O livro dele, "Diário da Queda", é uma inspiração sempre.

5 - Tem alguma rotina de escrita ou de criação?
Gaby: Não tenho, mas deveria.


6 - Sua história está chamando a atenção de muitas pessoas e inspirando muitos jovens a investirem em seu sonho de escrever, o que você tem a dizer sobre?
Gaby: O que eu sempre digo pra quem quer escrever: estude muito pra melhorar e profissionalizar o seu texto e procure um parecer profissional. É legal mandar pra mãe e pros amigos lerem, mas em algum momento, se você tem vontade de ser escritor, é importante procurar a opinião de alguém no mercado. Hoje , há agências literárias que fazem leitura crítica. Mas é importante ter cuidado porque há pessoas não confiáveis no mercado. Eu trabalho com a Increasy, que é uma agência muito bacana.


7 - Quais foram suas referências para criar Pule, Kim Joo So e seus personagens?
Gaby: Os meus dramas favoritos, entre eles Kill Me, Heal Me e Another Oh Hae Young.
  


8 - Quais foram os maiores desafios ao escrever seu livro?
Gaby: A pesquisa. Eu queria trazer referências aos dramas coreanos, então li muito sobre o gênero. Clichês, estrutura narrativa, perfil dos personagens, roteiristas... Foi uma pesquisa bastante intensa.


9 - Tem planos para seu próximo livro? Será baseado em cultura asiática também?
Gaby: Será sim. Já estou trabalhando nele, porém, ainda não posso contar sobre o que é.


10 - Para finalizar, deixe uma frase que te marcou e gostaria de compartilhar com os leitores.
Gaby: Histórias não são escritas, são reescritas.


0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger