Livro: Placas Tectônicas
Autor/Ilustrador: Margaux Motin
Páginas: 256
Editora: NemoEdição: 2016
Acabamento: Brochura
Nota: 4/5
ISNB: 9788582862841
Essa semana fui convidada pela linda promotora Tabata da editora Autêntica para fazer parte de um projeto mega legal, que é escolher um livro ou HQ para ler em conjunto com mais 4 pessoas e depois nós reunir e discutir sobre o livro selecionado. Com um mega sorriso, aceitei o convite sem pestanejar e o livro deste mês é na verdade uma das mais recentes HQ's da editora, o Placas Tectônicas, da francesa Margoux Motin. Não é uma escolha por acaso e sim em comemoração ao mês dos Dias das Mães e já vou explicar porquê, então vem comigo e compra essa HQ de presente de ultima hora para sua mãe, que sei que você ainda não comprou.
Margoux é ilustradora a bastante tempo e desenhar sempre foi seu trabalho, mas diferente do que ela estava habituada, Placas não é um simples quadrinho falando de uma personagem fictícia e sim uma especie de autobiografia de todo um processo complicado em sua vida.
Aos 35 anos, Margaux passa por uma difícil separação de seu casamento de anos luz, pelo que ela lembra. Agora se vê uma mãe solteira, com uma filha pequena (mas bem independente) e toda uma reconstrução psicologia e física. Só quem já passou por uma separação ou presenciou uma de perto, sabe como é duro passar por essa barra, mas com muito humor e boas taças de vinho, Margaux mostra que conseguimos passar desse período e ainda nós reencontrar no final desse processo.
Eu digo que é um ótimo presente para as mães ou qualquer mulher, mas não precisa esta passando por uma separação e ser mãe solteira para poder se identificar com o quadrinho, apenas ser uma mulher, pois a ilustradora retrata seu cotidiano e muitos acontecimentos retratados já devem ter acontecido com você em algum momento, se não passou, você já pensou em falar e fazer igual.
Em um momento de sua vida ela acaba conseguindo um novo amor e vemos como nós mulheres, não importa a idade, nós transformamos em uma adolescente de 15 anos com o primeiro amor, não sabendo como agir e claro, escondendo certos fatos fundamentais, até muito tempo de relacionamento. Por exemplo: o fato de soltar pum enquanto dorme. Isso você guarda para um tempinho depois de relacionamento.
Ela é uma mulher que nunca desce do salto, adora fazer compras, fumar e beber muito vinho, mas apesar de alguns aspectos de sua personalidade não terem me agradado, Margaux não deixa de ser uma mulher sensível, forte, muito da maluquete e não tem papas na língua para dizer o que pensa das pessoas e das coisas e isso me conquistou imensamente. Outro ponto que fiquei um pouco irritada é que ao decorrer do quadrinho ela dá a entender que é um mãe meio negligente com sua filha, meio que sendo adolescente demais em momentos que acho que deveria se mostrar mais adulta, mas as vezes foi só uma impressão minha e esse jeito maluquete dela.
Para quem é mulher e até meio feminista, esse quadrinho é um prato cheio, de ótimas referências, com auto-descobertas, opiniões pessoais, personalidades fortes e mudanças, que são sempre bem vindas. Não pense que só um tipo de amor será retratado no quadrinho, que você estará redondamente enganado. Tem assuntos para todos os gostos.
O quadrinho está com um acabamento lindo, com ótimas ilustrações e algumas partes das falas ou títulos foram mantidas em inglês mesmo (acredito que para melhor entendimento). Ao decorrer da HQ você irá perceber que além das ilustrações tradicionais, também conterá fotos reais com ilustrações dentro dessas fotos. Essa técnica é muito utilizada e quando é bem trabalhado (como nesse caso), cria lindos resultados. Além das fotos, elas quase sempre são acompanhadas com ótimos poemas, com significados lindos.
A editora Autêntica está lançando ótimas HQ, que não são só simples quadrinhos, mas com sempre um "q" para refletir no final e é de mais quadrinhos assim que as pessoas andam precisando, para ver se a sensibilidade volta ao Homos Sapiens.
E aí, sua mãe e descolada suficientemente para você dar esse quadrinho? Se você não é mãe, mas ficou afinzona de ler, então corre agora mesmo para comprar e entender porque a Nemo está arrasando nas escolhas de seus quadrinhos.