Artista do Insta: Rafaela Villela

22 outubro 2018


Quando você conhece pessoas especiais em sua vida, percebe que tudo que faz tem um sentido. Ainda mais se essas pessoas são artistas maravilhosas e super talentosas, faz você ter mais orgulho ainda do que faz. A Rafaela Villela uma artista freelancer de mãos cheias, que conheci em um evento literário e compartilhamos muitas histórias sobre como é o mundo de ilustração, para nós, meros mortais, que só querem viver de sua arte e nada mais.


Como sou uma pessoa muito curiosa (e sei que não sou a única), mandei uma mensagem para ela - na maior cara de pau mesmo -, pedindo uma entrevista e a Rafa abriu seu coração e respondeu tudo sobre seus hábitos artísticos, seu processo de criação, suas inspirações e falou um pouquinho sobre seu primeiro projeto no Cartase, o Mertini (tem matéria falando sobre ele aqui).

Caso você seja um fã de artes ou apenas um curioso querendo saber mais sobre como é a vida de um artista, borá ler essa entrevista, que está fofa demais.



1 - Primeiramente me fale um pouco de você.

Rafa: Sou designer gráfico e ilustradora eu adoro desenhar coisas fofinhas e coloridas, tendo como influencia livros e animações infantis. Busco sempre melhorar e me aprimorar para oferecer sempre o melhor que posso ser como artista e pessoa. 


2 - Quando começou a gostar de desenhar?

Rafa: Então eu sempre desenhei desde pequena como toda criança, mas foi só com 20 anos quando entrei na faculdade de design que comecei a realmente prestar atenção nisso e descobrir que realmente é o que eu mais gosto de fazer. 


3 - Quando está desenhado, tem alguma mania que faça sempre?

Rafa: Hahahaha não sei se é bem uma mania mas, eu sempre tento desenhar de cabelo preso, achou que me ajuda a focar e meu corpo entende que “ah então a p**** ficou séria”.


4 - Você tem alguma rotina de treino para estudar?

Rafa: Rotina não mas sempre procuro “aquecer” a mão que eu desenho antes de começar pego uma folha e encho de círculos e linhas retas. 
O que costumo fazer quase toda semana é tentar tirar alguns minutos para fazer desenhos “sem compromisso” desenhos rápidos só pra mim de anatomia e retratos, expressões faciais mas nada que eu me comprometa em fazer bonito são treinos para soltar a mão. As vezes sinto muita ansiedade antes de começar um desenho porque já penso no resultado final, em se vou postar ou não e isso atrapalha o processo. Estes treinos que mencionei ajudam a se livrar disso e conseguir resultados muitas vezes interessantes. 


5 - O que te inspira e quais são os artistas que você curte? 

Rafa: O que me inspira são animações, filmes. livros infantis e em especial outros artistas maravilhosos que sigo. O mundo da ilustração é tão pequeno que consigo ter contatos com muitos artistas que admiro e me inspiram muito. Às vezes passo horas no Facebook ou no Instagram vendo postagens. Sigo muita gente, mas as pessoas que bato carteirinha no perfil seriam a Loish, a Isadora Zerafino, a Lorena Alvarez, a Audra Auclair e a Iraville, são minhas favoritas. Estou sempre por lá.

6 - Quais são seus hobbies?

Rafa: Muitas pessoas não sabem disso mas, eu amo cantar e estudei canto lírico por muito tempo. Tenho algumas bandas na qual canto metal sinfônico e rock no geral. Inclusive estarei em Brasília com minha banda no festival Medieval para tocar no Halloween!


8 - De onde saiu a ideia para o projeto Mertini?

Rafa:A ideia do Mertini surgiu na época do Mermay quando todos postavam suas sereias maravilhosas achei que seria legal criar uma serie de sereias submersas em ambientes pequenos, e como eu amo drinks e pinups a imagem de Ditta von Tesee na taça de martini me atingiu como um martelo na testa. Resolvi juntar as duas coisas conversei com umas amigas que curtiram a ideia e surgiu o livro de receitas ilustrados, o Mertini. 


9 - Você prefere arte digital ou tradicional?

Rafa: Haha que pergunta difícil, eu amo o tradicional e como os resultados finais ficam mas tenho feito muito mais digital pela facilidade e rapidez que ele me proporciona. Gosto muito dos dois meios e tento criar um equilíbrio para que não priorize completamente nenhum. 


10 - Para finalizar, deixe uma frase que te marcou e gostaria de compartilhar com os leitores.

Rafa: "Nós não cometemos erros, só acidentes felizes" do Bob Ross.
É uma frase que tem me ajudado muito. Quando somos pequenos somos ensinados a não errar, a evitar o erro, mas é justamente disso que o artista precisa. Ele precisa errar, ele precisa experimentar o medo do erro que nos paralisa. Tenho trabalhado muito nisso neste ano. Nem tudo que faço tem que estar perfeito ou bonito. Prefiro passar o dia todo fazendo desenhos ruins do que não fazendo desenho nenhum. Já tive muitos acidentes felizes que tornaram meus desenhos mil vezes mais interessantes do que ando eles não tivessem ocorrido. Então a mensagem é está, faça, mesmo que esteja ruim. FAÇA!



1 comentários:


  1. Achei lindo o post ! A beleza da arte que cada desenho mostra o que estamos sentindo ou até mesmo o que o artista estava pensando e sentindo no momento.

    https://estilopropriobysir.com/

    ResponderExcluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger