Onde estudar aquarela em São Paulo?

31 julho 2018


Quem aqui ama aquarela e já pensou em dar um up em suas técnicas e quem sabe futuramente se chamar de aquarelistas e trabalhar com a suas artes profissionalmente? Então venho dar algumas dicas para vocês, jovens artistas, que se sentem perdidos e desamparados.

Uma coisa que descobri este ano é que a melhor coisa que vocês fazem é investir tudo que puderem em vocês mesmo, pois conhecimento não tem preço e quando paramos de aprender, ficamos defasados e o mercado não perdoa de jeito nenhum. Por isso, o melhor conselho que dou é: não importa o preço (o dinheiro damos um jeito, se realmente for seu objetivo), mas faça aquele curso que tanto almeja e se dedique ao máximo.

Essas dicas são para quem é de São Paulo, pois sou daqui e não conheço os outros estados, mas nada impede vocês de virem para cá ou  pesquisarem lugares em suas cidades. Isso não é desculpa, quando se quer algo de verdade.

Quanta Academia de Artes

A Quanta Academia de Artes, é uma escola voltada para as mais diversas áreas da arte, desde o desenho tradicional, até com ilustração digital. Tendo cursos anualmente e as oficinas de férias, que são incríveis e conta com os mais diversos assuntos envolvendo desenho.

Eu estudei um ano inteiro o curso de Desenho em 2015 e desde que estudei lá, descobri que no curso de férias, uma das matérias era aquarela, ministrado pela professora Julia Bax. Desde então, sempre acontecia um empecilho e nunca conseguia fazer o curso. Essa novela mexicana se prolongou por quase dois anos e meio, até o começo desde mês finalmente realizar o sonho de fazer esse curso e ganhar o diploma de aquarelista.

O curso foi somente de um dia, sendo o dia todo de aprendizado. É abordado todo o conteúdo sobre materiais, qual a importância de cada um deles, diferentes marcas, referências de artistas, o que é a aquarela, diferentes técnicas e no segundo horário, após o almoço a prática de tudo aquilo é posto à prova.

Fiquei muito feliz com o curso. É muito conteúdo para ser absorvido para um dia só, mas me fez perceber que não sabia tanto de aquarela quanto imaginei que sabia com meus estudos sozinha. Vale muito à pena investir em um curso e ficar em uma sala cheia de pessoas com o mesmo objetivo que você.

Os cursos de férias acontecem sempre em Julho e Janeiro, mas caso queira se aprofundar nas técnicas de pintura, a Quanta tem o curso anual de Técnicas de Pintura, onde é abordado aquarela, guache e grafite.

Panamericana 


Entre os dias 29 de agosto até 01 de setembro a Panamericana Escola de Arte e Design realiza o evento PAX - Panamericana Experience, que é feito anualmente desde 2017, será realizada novamente. Com diversas oficinas criativas, custando apenas R$15,00 cada uma. Dentre essas atividades temos o workshop de aquarela, no dia 29/08, ministrada por ninguém menos que a Sabrina Eras (que é uma das minhas maiores referências da área).

Para ver a programação dos cursos e fazer sua inscrição, basta clicar no nome lá em cima da Panamericana. Eu recomendo comprar seu curso o quanto antes, pois por conta do preço é bem provável que as turmas esgotem rápido. A compra é diretamente pelo site, com pagamento através de boleto bancário ou cartão de crédito, com uma taxa de R$1,35 por cada curso.

Para quem estiver por lá, estarei na oficina de aquarela do último horário e no workshop de escultura anatômica da cabeça humana. Quem ficou para saber mais sobre a Panamericana, basta clicar aqui e escolher entre dos cursos livres e os de graduação que a instituição fornecem.

Pixel Show


A Pixel Show é o maior festival de criatividade da América Latina, que acontece no dia 10 e 11 de novembro. Eu fui na edição de 2015, quando era menor do que é atualmente e curti cada segundo do evento (podem conferir a matéria aqui).

O evento é totalmente gratuito, mas caso vocês queiram comprar o ingresso que dá brindes, palestras e acesso a algumas áreas que o público não é permitido, fiquem à vontade. Cada lote tem um valor, podendo ser comprado diretamente pelo site. O festival conta com algumas escolas de arte, uma área para artistas independentes, loja de material de arte, algumas exposições, diversos stands com produtos criativos, uma área para palestras gratuitas e uma praça de alimentação, para quando bater aquela fome.

Além disso tudo, conta com diversos workshops super maneiros, com profissionais da área. Como se já não bastasse, terá várias turmas de aquarela, tanto no sábado, como no domingo, contando com a Sabrina Eras, o Rodrigo Falco e o Michel Ramalho. Ainda estou tentando juntar uma grana para pelo menos fazer uma dessas oficinas, mas tenham certeza que me verão no evento os dois dias, pois não tem como visitar e apreciar tudo em um dia só.

Bom, agora que vocês sabem desses eventos, não tem desculpa para não investirem em vocês mesmos, dar a cara a tapa e correr atrás do seu futuro, pois somente vocês tem o poder de continuar seguindo em frente.

0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger