Não tá fácil pra ninguém

06 junho 2016



Livro: Tá Todo Mundo Mal
Autor: Jout Jout (Julia Tolezano)
Ilustrador: Bruno Romão
Páginas: 196
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2016
Acabamento: Brochura
Nota: 4/5
ISNB: 9788535927207


Tá todo mundo mal.
Podia ser uma afirmação da realidade, mas é o livro da Youtuber Jout Jout. Júlia Tolezano ficou famosa na internet por fazer vídeos de assuntos que todos querem falar, mas ninguém tem coragem. Munida de uma câmera, opiniões honestas e de seu namorado, Caio Franco, também conhecido como Caião, Jout Jout cativou mais de 800 mil inscritos em dois anos de canal.


Formada em jornalismo, Jout Jout fez questão de escrever o livro inteirinho. Com exceção do prefácio que foi escrito por Caião. O livro é montado com várias crônicas, bem curtas, que são intituladas por crises.



Durante a leitura, você vai se sentir numa mesa de bar conversando com Júlia, aquela coisa de um bate papo informal, relembrando fatos do passado e dando boas risadas. Aliás é impossível não rir e não se identificar com pelo menos uma entre tantas crises. A cada texto você consegue enxergar que a autora é gente como a gente: tem seus medos, anseios e inseguranças e que ainda vive em conflito com alguns deles.


Tem crise sobre a dificuldade de ser um adolescente fora dos mágicos padrões, crises sobre a impossível tarefa que é escolher uma profissão e lidar com a tortura de um flerte. Essas coisas que a gente passa e que -ainda bem- que passam, virando uma história e às vezes até um aprendizado.



A linguagem é bem cotidiana, honesta e leve, que propõe uma leitura rápida.  É um livro gostoso de ler, não só pelo conteúdo como também pela diagramação que acaba fugindo do comum, onde as páginas iniciais são todas amarelo canário, assim como a capa ilustrada por Bruno Romão, e cada começo de crise começa numa página preta com maior fonte.


Sou muito fã do trabalho de Jout Jout, e apesar de ter me identificado com diversas crises, creio que faltou algo a mais em algumas crônicas. Mas nada que comprometa essa ótima leitura. Se você anda cheio de problemas, ele é melhor que qualquer livro de auto-ajuda. Faz sorrir, faz refletir e faz chegar a conclusão que tudo passa.  Júlia mostra nesse livro que é gente como a gente sim. Mas que sabe ser ótima escritora além de youtuber e claro, ser humano.

4 comentários:

  1. Adoro a Jout Jout, to querendo muito comprar esse livro! Outra coisa, achei esse layout muito bonito :)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Jout Jout é maravilhosa! Você lê o livro e imagina ela contando tudo do jeitinho dela ;-)

      Excluir
  2. Eu sempre falo que a Jout Jout é o amor. Ela é linda e super espontânea!
    Gostei da resenha, mas parece que faltou alguma coisa :/
    Www.bemindelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada por ela também! Comprei o livro na pré-venda de tão desesperada que eu fiquei pra ler!
      Obrigada pela dica! Foi a minha primeira resenha mas espero melhorar mais vezes hehe :)

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger