Entre esforço e talento

23 novembro 2016


Passei tanto tempo procurando um tema para fazer algum post (estou com bloquei criativo), que não percebi que tinha uma matéria bem na minha frente que estava se construindo há alguns meses. Para ser sincera com vocês, esses últimos três meses está uma verdadeira bagunça em minha vida pessoal e muitas vezes me vi desmotivada com tudo que antes me deixava feliz (isso se refletiu no blog e no canal). Não vou mentir e dizer que não foi dificil - mas quem é que tem a vida fácil, né? - e que do nada achei a resposta do significado do universo que o Guia do Mochileiro das Galáxias tanto procura. Foi um processo árduo e demorado, com ajuda de muitas pessoas marabilindas do meu lado e devo muito a elas.



Mas por que diacho estou abrindo meu coração e fazendo um texto meloso? Porque uma das coisas que me ajudaram foi a minha paixão por voltar a desenhar se reacender. Para quem não me conhece deve ser novidade isso (ainda mais se você não segue o blog nas redes sociais) saber que desenho, mas sim, eu desenho desde pequena, mas comecei a desenhar mesmo por meados de 2011 e sou formada em ilustração. Conforme fui crescendo, fui esquecendo aos poucos de desenhar todos os dias - que para quem não sabe, é essencial para o artista desenhar nem que seja um cocozinho, mas desenhar todo santo dia - e chegou um dia que parei definitivamente de ilustrar qualquer coisa. Simplesmente abandonei meu sketch e fui estudar ou assistir outras coisas que achava mais interessantes no momento.


Por muitos meses só o que fazia era admirar a arte alheia e salvar aquelas ilustrações que achava lindas, para um dia, quem sabe, reproduzi-las em um estudo. Quase todo artista passa por uma fase meio parecida, mas é aí que você decide se desiste ou acorda para a realidade. No meu caso, fui incentivada há mais ou menos 2 meses por duas pessoas maravilhosas a voltar a desenhar, que foram meu namorado e a linda Lilian Hitomi (tem matéria falando dela aqui), que já virou minha gêmula separada de óvulos. Essas duas pessoas foram essenciais para que eu percebesse que amo muito desenhar e não posso simplesmente desistir de algo que passei anos dedicando meu tempo e esforço.


Ok. Aí você me pergunta, mas só com o incentivo de alguém posso voltar a desenhar ou fazer aquilo que amo? Olha, para ser sincera, talvez, mas posso dizer que é essencial sim ter incentivo e ter pessoas que acreditam em você, mas de nada valerá esse incentivo se você próprio não tiver força de vontade de sair da frente do computador, parar de ver vídeos de gatinhos fofos no Youtube e correr atrás daquilo que você almeja. Ninguém irá se esforçar por você para alcançar aquilo que você sonha, acredite. É só uma questão de parar de ser preguiçoso e ver o que realmente vale seu tempo e esforço.


Por que o título deste post é esse? Pois isso é algo que sempre ouço das pessoas "Nossa, como você é talentosa. Queria saber desenhar assim", "Caramba, isso realmente é um dom". Tenho um segredo para contar para vocês: nada do que vocês veem é provido de um "talento", muito menos "dom", apenas muito, mas muito esforço, noites afins vendo tutoriais, salvando referências do Pinterest, pechinchando materiais na internet, escutando música coreana - no meu caso rsrsrs -  e comprando livros de artistas que admiramos. Todos na vida percorremos caminhos para chegar até o que somos hoje e isso se reflete em suas habilidades.


Por muito tempo não levei minha arte a sério e vejo que isso foi um erro, pois perdi muito tempo com coisas banais, mas agora estou firme e forte (treino desenho todos os dias). Não sou nenhum Da Vinci fazendo estudos de anatomia, mas posso dizer que se quiser chegar um dia perto das habilidades dele, é só estudar e treinar todos os dias. Esses desenhos que vocês estão vendo (desculpe-me as fotos ruins), são os meus últimos estudos. É a evolução da minha arte com muito esforço.


O que quero dizer com esse mega texto é que você não precisa ficar só admirando o sonho alheio. Se é seu objetivo, traçe seu caminho e comece a percorrer esse caminho. Se ele for difícil, não é vergonhoso pedir ajudar e se agarrar aos amigos, eles são parte essencial do seu caminho como pessoa. Só o que você não pode é ficar criando desculpas e adiar o que poderia estar fazendo hoje. Seus sonhos não vão esperar você eternamente, então porque não começa a correr atrás deles agora?


Espero de coração que tenha ajudado alguém que possa estar na mesma situação que eu estava e que agora tenha aquele pontapé na bunda para correr atrás dos seus objetivos. Se mesmo assim você ainda está aí na frente da tela do computador em estado vegetativo, recomendo que veja o canal ICONIC Network, pois eles dão dicas maravilhosas para artistas e é belo de incentivo para qualquer pessoa. Agora vão logo correr atrás de seus sonhos jovens Unicórnios!

4 comentários:

  1. Caramba, como esse post veio no momento certo. Além de eu estar num pita bloqueio criativo, também não sabia se deveria insistir em ilustração,mas aí veio você e BAM! Me deu inspiração, Obrigada mesmo e adoraria conversar contigo sobre como é a vida de ilustradora no Brasil ou sobre qualquer coisa, você é uma ótima pessoa.
    Abraços,
    Nanda
    Blogueira, publicitária (ou quase) e futura jornalista.
    Nandalandia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ILUSTRAPYXISQUARTA-FEIRA, 23 NOVEMBRO, 2016
      Nossa, como fico feliz em ler isso Nanda, você não tem noção da felicidade que seu comentário me proporcionou.

      Eu sei como é difícil esses momentos que você se sente desmotivado e acha que não deveria ir pra frente, mas tem gente que acredita em você e isso já é um incentivo para não desistir.

      Por favor, pode me chamar no Facebook (Thamy Maria), adoria conversar com você. Não hesite em mandar mensagem.

      Muito obrigada por me proporcionar essa felicidade hoje 😳

      Excluir
  2. Também estou com um bloqueio criativo (apesar de querer a todo custo sair dele) e amei completamente seu texto <3 Não sou ilustradora, mas gosto bastante de desenhar (desenhos simples e na maioria das vezes minimalistas, nada profissional) e com toda a correria de acabar o ano, faz alguns meses que não pego num lápis/caneta para desenhar...
    Anyway, fico muito feliz que conseguiu voltar a desenhar (aaaaamo demais seus desenhos)! Espero fazer isso em breve (assim que minha vida "desacelerar" um pouquinho :D)

    Beijos, Ju!
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jú, você está sempre presente aqui no blog e isso é um imenso prazer. Obrigada por tirar um tempinho e ler esse texto.

      Também fico muito feliz de ter voltado a desenhar e de vez agora. Volte sim, faz muito bem voltar a fazer aquilo que você ama ❤

      Beijão e um abraço de Unicórnio!

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger