O infortúnio dos Baudelaire

10 janeiro 2017


Livro:  Desventuras em série - Mau Começo
Autor:  Lemony Snicket
Páginas: 152
Editora: Seguinte
Edição: 2001
Acabamento: Brochura
Nota: 5/5 
ISNB: 9788535900941

Estranhamente o livro Desventuras em Série é classificado para o público infanto-juvenil, mas o que eu acho que ele é tudo, menos para criança. O escritor Lemony Snicket (que na verdade é um pseudônimo de Daniel Handler) é um escritor incrível e todas suas histórias são voltadas para o infanto-juvenil, mas por sua complexidade eu realmente acho que o público dele é mais adulto que alguém que lê, por exemplo, Perscy Jackson.



Por que estou dizendo que esse livro não é para crianças, quando deveria ser? O próprio Lemony fala no primeiro capítulo que se você gosta de livros com finais felizes, é melhor ler outro livro, pois esse conta com muita melancolia e desastres. Ele não está exagerando. Sério mesmo!



Para quem não conhece, Desventuras em Série conta a história dos três irmãos Baudelaire, onde sua vida é cheia de infortúnios e desventuras, desde que seus pais morreram em um trágico acidente, onde sua mansão pegou fogo e tudo foi perdido. Sendo assim, agora eles se tornam órfãs, herdeiros de uma grande herança, onde sua irmã Violet, que é a mais velha, só poderá herdar quando tiver sua maioridade. Até esse momento, quem cuidará de toda finança é um grande amigo da família e a pessoa que fica responsavel por achar um novo lar para as crianças.



Neste momento somos apresentados ao Conde Olaf, que seria o parente mais próximo da família, no momento. O Conde Olaf é um homem totalmente odiável, ganancioso, egoísta e um dos poucos vilões de literatura que realmente consegui odiar de verdade. Ele só pensa em conseguir arrancar a herança das crianças, viver na burguesia com sua trupe de teatro bizarra, fazer das crianças Baudelaires seus serviçais e para isso faz vários planos megalomaníacos para conseguir alcançar seu objetivo. O livro é narrado em terceira pessoa, mas o narrador também é um personagem super importante nos livros, sendo que o narrador não é nada mais, nada menos, que o próprio Lemony.


Todos os personagens que Lemony se propõe a fazer são sensacionais e donos de uma personalidade única. No caso dos irmãos Baudelaire. Violet é a mais velha, com catorze anos, super inteligente e ótima em inventar qualquer tipo de coisa, quando amarra seu cabelo. Klaus é o irmão do meio, totalmente louco por literatura e consegue absorver conhecimento em um nível avassalador. Sunny é a última dos três irmãos e ainda é um bebê, mas o autor soube trabalhar majestosamente um personalidade para ela, que não sabe falar, mas tem quatro dentes super poderosos e não é por nada não, mas dentre os três eu a acho a mais inteligente e perspicaz.


A narrativa é muito verossímil e você sente todo o infortúnio e dor das crianças. O que é surpreendente para um livro pequeno como esse. Mau começo é só o primeiro de uma série de treze livros, sendo que todos são curtinhos e contém lindas ilustrações com hachura do artista Brett Helquist. Toda a série é uma obra de arte e depois de muito tempo no final do ano passado o box dos livros voltou a ser vendido, com uma repaginada no box, que está de babar (se alguém quiser me dar, tó aceitando rsrsrs).


Uma dica para vocês, meus jovens Unicórnios, se forem ler a série, não leiam um livro atrás do outro. Termine um livro e leia outro livro diferente ou no mês seguinte. O clima dos livros realmente é muito melancólico e pesado, então psicologicamente você fica meio na bad, por isso dê um tempinho para continuar, mesmo que você queira muito saber o que acontece. Digo por experiência própria, depois de ler três livros seguidos. Dê uma folga para sua melancolia.


Desventuras em Série já foi televisionada uma vez, em 2004, com um elenco maravilhoso e o papel do grande vilã Conde Olaf ficou para o ator Jim Carrey (que posso dizer que foi um dos melhores papeis dele), onde eles não seguiram completamente a ordem dos livros, então se você lê os livros e assisti o filme, pode acha-lo estranho, já que está faltando alguns livros. Agora a série de livros será exibida novamente nas telonas, só que em forma de série, criada pela Netflix e com um novo elenco, que me surpreendi muito por parecer com o elenco de 2004. A série já está com data marcada e para o bem da minha ansiedade, poderemos assistir nessa sexta-feira (13/01). Essa é uma grande aposta da Netflix, desde que anunciaram ano passado a serialização dos livros. Eu já posso dizer que eu irei correr para assistir, pois não me aguento mais.




0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger