Muito provavelmente alguns de vocês já tenham visto esse frasquinho em algumas fotos, pois é a tinta preferia de designer gráficos, mais especificadamente pelos amantes de lettering. No meu caso eu amo por ser uma tinta muito pigmenta e os resultados de cores são incríveis. Inclusive quando você faz mistura de cor, a pigmentação não se perde, pelo contrário, continua forte.
Diferente das aquarelas que estamos acostumados a ver por aí - pastilha e bisnaga -, está é do tipo líquida. Não que ela já seja diluída em água, mas caso a pessoa queira, pode usar direto do pote, ou com auxilio de um conta-gotas, você pode pegar a quantidade que irá utilizar e despejar em um godê. Eu indico fazer isso, caso vá fazer mistura de cores, para que não "suje" a cor com a outra com o pincel.
A ecoline não é uma das tintas mais baratinhas para começar a se investir, ainda mais porque ela tem uma gama muito grande de cores e quando você comprar uma, quer comprar todas as outras (digo por experiência própria). Cada frasquinho tem 30 ml nas lojas de arte vocês encontram entre R$28,00 á R$32,00 reais. Como disse, é um investimento um pouco altinho, mas se você gosta de aquarela e tintas pigmentadas, vale muito a pena e infelizmente é o preço que a gente paga por comprar materiais importados no Brasil. O frasquinho é pequeno, mas é algo que dura muito se você souber usar. Ela é perfeita para qualquer técnica de aquarela, tanto mista, aguada ou seca e sem perder a pigmentação.
Uma coisa interessante da ecoline é que você compra a cor pela numeração que aparece na frente do pote. Todos os frascos tem uma prévia da cor no recipiente, que é muito idêntico no papel. Temos alguns tons de cores que parecem próximos, mas quando diluídos você poderá ver uma sutil diferença de tonalidade. O legal de terem numeração é que quando acabar aquela determinada tinta, é só você ver o número e comprar novamente. Caso vocês queira ver a lista completa de cores, a loja Casa do Artista disponibiliza a lista completa no site deles.
Do final do ano passado para cá, o material que mais usei foi a ecoline. Estou longe de saber usar com precisão a aquarela, mas mesmo quando você tem a impressão que ficou meio "cagadinho", fica linda a ilustra. Vocês podem ver meus desenhos com a ecoline no meu Instagram (@unicornio.intergalatico). O único adendo que tenho a acrescentar sobre o uso dessa tinta, é que ela é classificada como "tinta fugitiva", o que a torna não recomendável para trabalhos como commission, pois a arte não vai resistir ao tempo e exposição a luz, fazendo com que em alguns anos sua arte suma do papel. Neste caso recomendo as pastilhas ou as bisnagas de boa qualidade, sempre com o auxilio de um bom papel (preferencia 100% algodão), pois ele ajudará a pigmentação perdurar.
Qualquer dúvida que vocês tenham sobre essa aquarela é só deixar nos comentários que responderei o mais breve possível e caso queiram ver algum tipo de material especifico, só comentarem que tentarei trazer para vocês.
Amei essas fotos.
ResponderExcluirNão conhecia a marca e me deu até vontade de tentar aquarelar rs
Beijos
Muito obrigada Clayci S2
ExcluirEu já tinha visto essa marca em alguns vídeos de speedpaint dos gringos, mas não saiba nada sobre, até minha colega me falar mais delas. Super vale a pena, se você curte uma tinta bem pigmentada e com ótimas misturas de cores.
Um beijo e um abraço de Unicórnio!