Uma carta do futuro

05 abril 2017



Mangá: Orange
Autora: Ichigo Takano
Páginas: 224
Editora: JBC
Edição: 2015
Acabamento: Brochura
Nota: 5/5 
ISNB: 9788545700906


Orange não é um simples mangá para ser lido para seu entretenimento e depois esquecido em sua prateleira. Ele é uma literatura densa, que trata de temas um pouco tensos, mas que devem ser discutidos e com uma arte delicada, o que faz a leitura ser muito prazerosa. Eu tinha lido uma resenha em um site sobre Orange e fiquei ansiosa para comprar o primeiro volume, para ver se era tão bom quanto a resenha descrevia. Para minha surpresa, era muito melhor e tive que comprar os outros volumes.



O mangá já saiu há uns 2 anos e até hoje faz muito sucesso por conta da sua história, que tem alguns elementos bem diferentes do que estamos habituados de ver em um shoujo de romance colegial. Orange conta a história de Naho Takamiya, uma estudante normal e quieta, mas sua vida muda, no dia que recebe uma carta misteriosa. Ao abrir, o remetente se identifica sendo ela mesma, mas 10 anos no futuro e que está carta é para ajuda-la a evitar certos arrependimentos que ela terá no futuro.


Essa premissa já é meio estranha e instigadora, mas Naho acaba não dando tanta importância para o assunto, achando que se trata de um trote de alguém do colégio, até que certos acontecimentos começam a acontecer como descritos na carta, dos quais ela deveria fazer o contrário. Uma boa parte desses acontecimentos envolvem o novo aluno transferido, chamado Kakeru Naruse. Neste momento Naho fica em dúvida se deve seguir as coisas que a carta manda fazer ou segue sua vida e possivelmente terá que aguentar seus arrependimentos no futuro.


Muitos segredos serão revelados ao decorrer do mangá e o leitor vai entendendo aos poucos a importância de cada personagem apresentado. É muito legal ver a interação da Naho com os outros amigos e você teme junto com ela o que o futuro reserva para ela, pois nas cartas diz para cuidar de Kakeru, tentar protegê-lo, vigia-lo e acima de tudo, ser sincera com seus próprios sentimentos, mas somos humanos e estamos fadados a cometer erros.


Se fosse só pelo contexto de viagem no tempo, talvez a história não fosse tão tocante assim - até porque a forma como isso é explicado é meio confuso -, mas o mangá trata de assuntos como amizades, família, depressão e até suicídio. Temas dos quais, estamos habituados a ver em livros e não tanto em mangás. A autora Ichigo Takano, consegue tratar muito bem esses assuntos no decorrer dos 5 volumes da série. E consegue mostrar de forma muito harmoniosa as duas realidades, a da Naho do presente, com 16 anos e 10 anos no futuro, uma Naho com 27 anos e já com família, mas com muitos arrependimentos.


Para não sofre tanto, todos os volumes já foram publicados aqui no Brasil pela editora JBC, em 5 volumes, com uma qualidade muito boa, papel offset (para durar mais, pois é um pouco grossinho), as capas tem duas artes, uma da realidade do presente e a outra com o futuro, ambas feitas em aquarela. O bom de ser mangá é que não é tão caro, então cada volume saí por R$14,90. Ao final de cada mangá, temos uma one-shot de duas irmãs gêmeas e é muito legal, dá vontade de ter um mangá só para esse one-shot. Também saiu o anime, com 13 episódios e ele é muito fiel com o mangá, além de estar com uma arte linda.


Orange é uma história muito tocante, que você torce e sofre com os personagens. O sentimento de melancolia é impregnado em alguns dos últimos volumes, mas é uma história que deve ser lida e talvez agora que as pessoas estão dando mais importância para certos assuntos por causa da repercussão da série da Netflix, mais conteúdos sobre esses assuntos devem ficar em evidência. Agora me digam vocês, o que fariam se recebessem uma carta de 10 anos no futuro e tivessem muitos arrependimentos?



2 comentários:

  1. Aiiii que locura haha eu não sei porque eu prefiro fazer algo e me arrepender do que ficar pensando como seria se eu não tivesse feito, então passo a pergunta e adorei a resenha haha bjjjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma pessoa meio cricri, então não importa o que eu faça, sempre fico pensando em vários "e se". É meio ruim, mas acho que preferia viver sem grandes arrependimentos.

      Muito obrigada por aparecer aqui novamente ♥

      Um beijo e um abraço de Unicórnio!

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger