Você deve assistir Os 13 Porquês?

08 abril 2017


Muito provavelmente no decorrer desta semana vocês viram pelas redes sociais varias coisas falando sobre a nova série original da Netflix , chamada 13 Reason Why ou de forma literal 13 Porquês. Ela é uma adaptação de um livro, com o mesmo nome, do autor Jay Asher. Desde que saiu a notícia da adaptação do livro o hype do público foi instantâneo e desde seu lançamento (31/03), não se fala de outra coisa. Agora vamos entender o porque disso.


    Foto de Netflix
Se tivéssemos falando do livro, eu diria de cara para não perder seu tempo com ele. Que se quer alguma literatura sobre o assunto, te indico com todo o prazer o livro O Último Adeus (tem resenha dele aqui), mas já se tratando da série é outros quinhentos. Após ver o trailer liberado pela Netflix algum tempo antes da série sair de fato, eu tinha ficado animada com a possibilidade da série ser melhor que o livro, que detesto tanto. Então alguns dias que saiu, decidi dar a chance de ver o que Selena Gomez é capaz de fazer como produtora, além de cantora.

    Foto de Netflix
Pasmem, que para a minha surpresa, assistindo sem muita expectativa, foi me entregue uma série que alguém deveria ter feito a muito tempo. Um conteúdo com um toque meio realista, que adolescentes precisam enxergar, adultos precisam entender que não é frescura e assuntos que evitamos a todo custo discutir, porque é mais confortável continuar vivendo na ignorância.

    Foto de Netflix
Para quem não conhece, Os 13 Porquês fala sobre a história de Hannah, ou mais precisamente, o porque ela acaba tirando a própria vida. Aparentemente Hannah se suicida sem motivo algum, mas você acaba descobrindo que ela na verdade teve 13 motivos para fazer o que fez e deixou 7 fitas para essas pessoas que foram o motivo decisivo para ela fazer o que fez (que ainda acho que não se justifica). Essas fitas são passadas por cada pessoa que a motivou a se suicidar, parando com o nosso personagem principal, Clay Jensen e ele quer descobrir porque foi um dos motivos para Hannah tomar essa decisão. Já que aparentemente ele é uma pessoa boa e não teria motivo nenhum para estar dentre aquelas pessoas.

    Foto de Netflix
Já aviso que Clay é bem banana e com tantos problemas emocionais quanto Hannah tinha - de uma forma um pouco diferente. Diferentemente do livro, do qual o jovem escuta todas as fitas em uma só noite, na série Clay se prolonga pelos 13 episódios para escutar todas as fitas e enche o saco de todo o elenco querendo saber o motivo (sendo que ele só precisava terminar de escutar as fitas para descobrir). Esse é um ponto que já virou até meme na internet e irritou muitos espectadores, mas tirando a lerdeza colossal do personagem e um machucado na testa que nunca sara, a série é fantástica.

    Foto de Netflix
Temos um aprofundamento muito maior da história e dos personagens, diferente do livro. Tendo a visão de todos sobre o que aconteceu e como estão lidando com a perda. Um plot que não temos no livro, é o processo que os pais de Hannah fazem contra o colégio e isso tem uma importância muito grande ao decorrer de toda história. Todos os personagens são muito bem explorados e cada um tem um segredo sujo que não quer divulgar para as pessoas.

    Foto de Netflix
A série trata de diversos assuntos que não estamos habituados a ver em séries normalmente, como a depressão como doença e não como frescura como as pessoas normalmente enxergam, bullying na escola, suicídio, como as pessoas lidam com a dor após alguém se suicidar, estupro, o que suas ações podem acarretar a outras pessoas, entre outros assuntos. Todos esses temas já são muito pesados, então a série tem um clima meio melancólico, mas a preocupação da produção foi de não romantizar os temas e sim trazer de uma forma um pouco mais realista (diferente do livro, que sinto esses mesmos assuntos serem tratados de forma romantizada).

    Foto de Netflix
Como disse, a série tem 13 episódios, com duração de mais ou menos uma hora. Cada episódio falara de um lado da fita e o que aquela pessoa fez a Hannah. Está aí o motivo de porque Clay procrastina tanto para ouvir, mas isso irrita bastante. A série tem uma trilha sonora ótima, que dá para fazer uma playlist no Spotify facilmente. Já está quase confirmado uma segunda temporada e com toda a repercussão que está tendo, com certeza terá. Após terminar todo os episódios, tem um documentário com a produção da série e alguns dos atores, que vale muito a pena ser vista, pois eles falam o porque da adaptação e da construção de algumas cenas. O documentário tem meia hora, mas você nem sente, pois é muito instigante.

    Foto de Netflix
A série é uma adaptação da obra literária, mas não é fiel a ela, muitas coisas foram mudadas ou acrescentadas e a melhor decisão da produção foi não seguir o livro ao pé da letra. Uma coisa que notei de diferente é como eles trataram a personalidade da Hannah, no livro ela dá a entender que faz muito drama por tudo, gosta de chamar atenção e é bem irritante, mas na série tudo isso é bem suavizado e dá para simpatizar com a personagem. Posso estar falando besteria também, porque faz anos que li Os 13 Porqûes, mas foi essa a sensação que tive com a leitura.

    Foto de Netflix
Posso dizer que Os 13 Porquês é uma série que precisava acontecer, pois vi muitos lugares já fazendo discussão sobre a série e seus assuntos. Não é vergonha falar de nenhum desses temas e as pessoas devem saber disso, por isso, que desde a semana passada estou fazendo um conteúdo um pouco mais pesado, falando de jogos, livros, mangás, com o tema de suicídio. Tudo para que as pessoas entendam que existe um problema e que deve procurar ajuda. Ninguém deve sofre sozinho e mesmo que você não tenha forças para pedir ajuda, tente. Existe pessoas que sentiram sua falta e a dor que suas decisões causam, nunca irá desaparecer. É normal se sentir sozinho e perdido, mas tem gente que te ama. Você é importante para alguém.

    Foto de Netflix
É com essa mensagem, que digo que vocês devem assistir está série. Seja por curiosidade ou porque leu o livro. Mais obras como essa devem ser conhecidas pelo público. Indique a série ou algum dos outros conteúdos que produzi ao decorrer dessa semana para outras pessoas. Vamos parar de pensar que é frescura alheia e começar a ajudar essas pessoas, pois se você fizer uma pesquisa, suicídio é um dos maiores fatores de morte entre adolescentes. Não seja uma estatística, seja alguém que ajuda quem precisa.



0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger