Artista do Insta: Carmell Loize

04 agosto 2017


Conheci recentemente o lindo trabalho da Carmell Loize e me encantei de imediato. Em um momento de  muita cara de pau, decidi pedir essa entrevista, pois o mundo precisa ver a linda arte que essa garota produz. Com pinceladas precisas de aquarela, Carmell também faz ilustrações digitais, quadros com recortes e tudo isso porquê ela correu através e aprendeu pelo tudo pelo Youtube. Ela ela é a prova viva de que se você quer algo, deve correr atrás do que quer com garra.

Além de desenhar umas ilustrações maravilhosa, ela ainda tira umas fotos lindérrimas, das quais você perde uns bons minutos atualizando o Facebook e o Instagram para ver mais dos seus trabalhos. Se você curtiu as ilustrações da Carmell, algumas delas estão disponíveis em sua loja online.


1 - Me fale um pouco sobre você.
Carmell: Vamos lá, meu nome é Carmell Louize, tenho 24 anos, trabalho como ilustradora e designer gráfico. Comecei a ilustrar muito cedo e nunca achei que poderia viver disso, volta e meia me lembro de uma frase que minha avó falava muito " Que lindo teus desenhos Carmell, mas da dinheiro isso?", pena que ela não está mais presente pra eu poder dizer que sim está dando certo! Já vendi quadrinhos com 9 anos, tive uma pequena marca de camisetas com 13, todas pintadas a mão, já tive uma lojinha virtual de bijus com pedras (hahaha), várias coisas que me trouxeram até aqui e me fizeram ter certeza de que é isso que quero pro resto da vida. 


2 - Quando começou a se interessar por desenho?
Carmell: Quando criança minha família sempre me incentivou a arte, cresci lendo os quadrinhos do meu pai e fazendo desenhos dos meus colegas de aula que foram grandes incentivadores também, sempre pedindo um desenho ou outro. Minha mãe era desenhista por hobbie quando jovem e meu pai ainda trabalha no ramo então eu não tive escapatória - ainda bem.


3 - Quando esta desenhando, tem alguma mania que faça sempre?
Carmell: Nossa, eu sou cheia de manias (hahaha), deixa eu listar as mais rotineiras: Passar pano com álcool perfumado na mesa antes de começar qualquer trabalho, colocar uma aranha de plastico que tenho perto dos meus pincéis, pois sei que minha mãe sempre vem dar umas olhadas no que estou trabalhando e ela odeia aranhas, se assusta sempre e é engraçado, ficar embalando os pés em um banquinho que coloco em baixo da mesa, tirar foto de todo o processo da pintura para depois olhar a evolução e deletar tudo no final...não faz sentido, mas tudo bem.


4 - Você tem alguma rotina de treino para estudar?
Carmell: Gostaria muito de ter, mas não, estudo quando tenho tempo, que anda me escasso na verdade. Tenho várias referencias no Pinterest e cada uma que eu salvo penso "essa daria uma aquarela maravilhosa" então ela fica lá no limbo das referencias que ALGUM DIA irei usar. Mas tenho me dedicado quando posso a cenários minimalistas, gosto bastante e quero ficar boa nisso.


5 - Já fez algum curso especializado na área?
Carmell: Só fiz meu curso de design gráfico e alguns workshops de aquarela, pretendo fazer muito mais,porém aqui no RS onde moro é muuuito difícil achar algum curso especifico, tudo acontece em SP aí dificulta minha vida. Mas estou sempre pesquisando algo online ou planejando fazer algum em outra cidade mesmo, porque muitas vezes vale a pena trocar de ares e conhecer novos artistas, enfim. 


6 -  O que te inspira e quais são os artistas que você curte?
Carmell: Adoro tudo que é mistico, me inspiro muito nessa linha, gosto de trabalhar ouvindo músicas celtas que me inspiram demais e atualmente tenho gostado de ouvir os álbuns do Gregory Porter que vai pro lado do jazz que eu tenho paixão também. Artistas que me inspiram, são tantooos, vou listar os mais presentes no dia a dia, que não passo um dia sem catar o Instagram deles: Minha maior inspiração, que me levou a querer aprender aquarela foi a Agnes Cecile, a arte dela é espetacular, sem igual! Depois vem as minhas outras inspirações que adoro também Anastasia, Siam, Audra Auclair, Alisa, Jacquelin de Leon, Ashiya e Bao Pham.


7 - Quando começou a se interessar por aquarela? Tem dicas para quem quer se arriscar a entrar neste mundo da tinta?
Carmell: Há uns 3 ou 4 anos atrás eu decidi que queria aprender, foi meio que na loucura, pois eu não conhecia ninguém com quem pudesse conversar e saber como funcionava, aí fui pro Youtube e juro por tudo que é mais sagrado, foi lá que aprendi tudo que conheço até então, assistindo vídeos  da Agnes Cecile mil vezes e decorando os movimentos dela, eu ainda não tinha tintas, nem pincéis, nada. Comecei a catar referencias, blogs que falassem do assunto, quais materiais investir, foi um aprendizado solitário mas muito prazeroso. Minha dica é enfiar a cabeça dentro do computador e procurar algo específico, ir direto na fonte. Claro que é interessante pesquisar outras vertentes da pintura, mas se você sabe o que quer não adianta comprar calhamaços sobre o mundo da pintura, é legal? Claro que é, quem não gosta de ter uma enciclopédia da arte em casa, mas o lance todo é aprendido na prática. Cada um pinta de um jeito diferente, cada um tem uma técnica e você também terá a sua. Por exemplo, fulano pinta com a mão esquerda e faz umas manchas de tinta incríveis, você pode muito bem ter descoberto que pintar com o pé direito faz umas manchas mais legais ainda e isso é SUPER OK! Então resumindo, busque referencias e não queira pintar igual a tal artista, se espelhe mas crie sua própria arte!


8 - Quais são seus hobbies?
Carmell: Pintar (hahahaha), gosto de ver séries, filmes, mas 2 coisas que gosto muuuito de fazer é 1 garimpar em brechós e 2 tomar chá com bolo...isso é um grande hobbie não é? Adoro conhecer novas cafeterias ❤ 


9 - Você tem uns trabalhos lindos com recortes, como é o processo de criação deles?
Carmell: Aiaiai esses trabalhos com recortes são minha dor de cabeça atual (hahaha), eu comecei a fazer por vontade de aprender algo novo e apresentar mais uma opção de trabalho para meus seguidores. Mas não sabia que daria tão certo a ponto de eu desenvolver uma tendinite LOUCA e terei que parar por um tempo. Mas o processo é super divertido, faço o esboço e envio para o cliente aprovar, após o ok dele começo a seleção de cores, recortes e detalhezinhos. Tudo é muito minucioso e leva tempo para fazer, mas é legal...claro, se você está com tempo para refazer um mesmo desenho 3 vezes praticamente. 


10 - Para finalizar, deixe uma frase que te marcou muito e gostaria de compartilhar com os leitores.
Carmell: Uma frase que me marcou muito foi dita por um grande amigo meu há 5 anos atras, quase 6 " A estrela só brilha uma vez". Foi quando comecei minha trajetória como ilustradora profissional e estava indecisa sobre muitas coisas, essa frase foi um empurrão do tipo " É AGORA OU NUNCA". Então se eu puder deixar algo registrado que sirva de inspiração para alguém, seria isso, agarre as oportunidades como se fossem as últimas, lá na frente tudo valerá a pena!


2 comentários:

  1. Caramba que entrevista legal! Amo saber mais sobre artistas independentes assim, são ótimas inspirações e me sinto super amiga hahahah Adorei demaissss, beijo!

    Ray e os Dezoito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando faço as entrevistas eu sinto como se tivesse saído para bater um papo com o artista e fico feliz pela impressão ser a mesma para os leitores. É uma delicia poder saber mais deles, além de suas artes s2


      Um beijo e um abraço de Unicórnio!

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger