Em busca do seu próprio caminho

12 agosto 2017


Livro: Minha Vida Fora dos Trilhos 
Autor: Clare Vanderpool
Páginas:  320
Editora: Darkside Books
Edição: 2017
Acabamento: Capa Dura
Nota: 4,5/5
ISNB: 9788594540317
São rara às vezes que não vou pesquisar sobre o que se trata o livro e dessa vez decidi ser surpreendida, sabendo apenas o que a breve sinopse atrás revelava, mas por se tratar  de uma obra da autora Clare Vanderpool, já sabia que iria amar e foi exatamente isso que aconteceu, ainda mais o romance de estreia da autora. Meu coração foi totalmente arrebatado!



Em Minha Vida Fora dos Trilhos contamos com a história de Abiline Tucker, uma garota de 12 anos, que é manda para uma pequena cidade no Kansas, chamado Manifest, com a promessa de conhecer a cidade natal do seu pai e passar o verão, mas o sentimento de insegurança começa a crescer na garota, quando o tempo passa e ela sente que foi abandona a própria sorte, em uma cidade minúscula e com pessoas estranhas.


O que deveria ser um verão entendiante, com quase nenhum amigo, se torna algo empolgante, quando Abiline encontra uma velha caixa de charutos escondida em baixo do assoalho de seu quarto, que contém diversas cartas de uma pessoa estranha, assim como outros objetos pessoais, que iram ajudá-la a desvendar o mistério desse desconhecido. Com sua curiosidade aguçada, a garota, junto com outras duas amigas, reviram a pequena cidade para descobrir o passado de Jinx, o garoto descrito nas cartas. Sinceramente as partes que falam sobre a vida do garoto na cidade de Manifest são as minhas favoritas e muitas vezes eu me via suspirando quando acabavam, assim como a própria Abiline, quando a senhora dizia que por hoje chega.


O livro tem duas timelines diferentes, a do presente, que é descrita pela própria Abiline e a que segue a vida de Jinx, que é contada pela "bruxa" da cidade, que conforme a menina vai avançando na leitura das cartas, a senhora, vai contanto, intercalando diversos momentos. Enquanto Abiline vai entendendo o passado de Jinx e dos próprios cidadães da cidade, o leitor vai juntando as pessoas gradativamente, conforme a leitura vai avançando.


O sentimento de mistério que assola a cidade de Manifest, faz com que a pequena cidade se torne um personagem, dentre todos os que são descritos e a resolução dos enigmas são feitos de forma sutil e lentamente, assim como o sentimento de que todos tem uma marca deixada na cidade, menos o pai de Abiline, aparentemente. O que a deixa muito mais insegura em relação se voltará a vê-lo ou não.


O livro é uma delicia de ser lido. Ele tem capítulos curtos, daqueles que fazem você dizer "só mais um capítulo" e se depara já finalizando a leitura. A autora escreve com muita maestria e sua narrativa é leve e despojada, fazendo com que o leitor se conecte com os personagens. A sensação que tive ao decorrer é que o tipo de narrativa me lembrou muito o livro A Guerra que Salvou Minha Vida, por questão de ser delicado, serem crianças os personagens principais e se passar em um período de guerra.


Essa edição esta arrasadora e conforme vocês forem lendo, entenderam o sentido do título, junto com toda a linda arte da capa. Dentro ainda temos o mapa de Kansas, assim como algumas ilustrações de trens. E além das duas timelines distintas, o livro leva alguns artigos do antigo jornal da cidade de Manifest, seguido de uma arte de jogo de caligrafia lindamente aplicado.


Eu super recomendo este livro, se vocês querem uma leitura leve, regada com mistérios e com uma personagem principal instigante. Caso vocês já leram Em Algum Lugar nas Estrelas, estão habituados com a forma de narrativa da Clare e sabem como ela gosta de escrever histórias sobre crianças, pegando assuntos um pouco mais pesados e transformando em uma obra brilhante, então esperem o mesmo neste livro.

0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger