Séries Adolescentes para Adultos Também

22 setembro 2017

Há alguns dias eu estava assistindo um vídeo do canal Guia na TV com o tema Assisto Séries Teen: Guilt ou Não? Onde o pessoal do canal discutiu sobre quais séries podem ser consideradas teen e se é vergonhoso ou não admitir que você consome esse tipo de conteúdo. O preconceito com o gênero com certeza é grande, adultos e até adolescentes torcem o nariz para alguns títulos (eu me incluo aqui), mas nem toda série adolescente é boba ou serve apenas como guilty pleasure.


Além do fato desse gênero abraçar muitos títulos ao mesmo tempo sendo quase injusto classificar tantas séries diferentes em um só nicho, algumas delas podem até contar com um elenco central adolescente e ainda assim conversar com todos os públicos a partir da adolescência, tratar de temas sérios e relevantes para todos. Por isso trago hoje uma lista com recomendações de séries teen que podem agradar mesmo se você já não for tão mais novo assim.

Freaks and Geeks (1999)

Uma comédia dramática estadunidense que se passa no início dos anos 1980. De um lado Lindsay, que depois da morte da avó resolve deixar de ser uma nerd e tenta se enturmar na turma de más influências do colégio, os Freaks. Do outro seu irmão Sam e seus amigos Geeks fissurados por cultura pop que tentam começar a viver a vida de um adolescente "normal". Por se tratar de uma comédia a série tem um tom mais leve e divertido, mas toca em temas que não eram tão abertamente discutidos na TV naquela época. Além de seus protagonistas imperfeitos, deslocados e nada populares que também não eram muito comuns em séries do gênero. Infelizmente ela foi cancelada com apenas uma temporada de 18 episódios. 17 anos depois tem quem ainda sonhe com um revival, mas tudo o que temos até agora é um documentário confirmado para 2018.

SKINS (2007-2013)

Série dramática britânica que acompanhava a vida de um grupo de adolescentes da cidade de Bristol. Bem mais pesada e trágica, um tanto romantizada, mas tento em mente que estamos falando de ficção, os temas abordados por si só já são bem válidos: problemas familiares, transtornos mentais e alimentares, sexualidade, drogas e morte. Dividida em 3 gerações, cada uma delas com 2 temporadas que continham de 8 a 10 episódios, em que cada episódio focava na vida e problemas de um dos dos adolescentes. Existe também uma sétima temporada com 6 episódios que mostra a vida de 3 diferentes personagens das 2 primeiras gerações anos depois.

My Mad Fat Diary (2013-2015)

Mais uma série britânica, essa se passa por anos 90 e conta a história da protagonista Rea, uma jovem obesa de 16 anos que acaba de sair de um hospital psiquiátrico e tenta retomar a sua vida ao reencontrar sua ex melhor amiga Chloe, que não sabe dos problemas pelos quais ela tem passado. Desde quando vemos uma garota gorda como protagonista na TV? Só por isso a trama já merece respeito. Bem humorada e tocante ao mesmo tempo tem um ótimo ritmo e conta com uma trilha sonora repleta de sucessos dos anos 90. Contém 3 temporadas com 16 episódios no total.

Age of Youth (2016)

Este é um drama sul coreano também conhecido como Hello, My Twenties que, diferente daqueles kdramas inspirados em shoujos ou aqueles que se resumem a flower boys, temos o foco em 5 protagonistas com diferentes personalidades, cada uma enfrentando um momento de vida e problemas distintos. Foi o primeiro kdrama em que vi tantos assuntos polêmicos sendo abordados ao mesmo tempo: relacionamento abusivo, assédio sexual, prostituição e até assassinato. Mas também que toca em temas mais leves como relacionamentos, amadurecimento, convivência e sororidade (puro Girl Power!). O que o torna um dorama interessante e gostoso de seassistir, a vontade é que não acabe tão cedo. A boa notícia é que além da primeira temporada de 16 episódios, a segunda está atualmente sendo transmitida e vai contar com o mesmo número de episódio, revisitando e trazendo alguns novos assuntos à trama.

13 Reasons Why (2017)

Com certeza a mais recente e polêmica dessa lista. A premissa todo mundo já deve conhecer: O protagonista Clay recebe uma caixa com 7 fitas cassete contento 13 faixas de áudio gravadas por Hannah Baker antes de se suicidar, em cada um dos áudios ele explica um dos porquês que a levaram a tomar a decisão de tirar a própria vida. Não vou entrar no assunto sobre a cena de suicídio e nem sobre quem deve ou ou não assistir. A escolha é sua, se você acha que os temas não irão te fazer bem, simples: não assista. Agora, se você se interessa por séries que falam todos os temas já citados nessa matéria, temos aqui uma série que vai além do suicídio da Hannah, mostrando vários outros personagens e seus problemas e situações que talvez tenham contribuído para que a protagonista tivesse esse fim. A primeira temporada têm 13 episódios e a segunda já está confirmada para 2018.

Onde assistir: Todas elas estão disponíveis na Netflix, com exceção de My Mad Fat Diary que você pode encontrar legendado no YouTube.

1 comentários:

  1. Já vi quase todos e quase todos são os meus queridinhos tirando 13RW hahaha Age Of Youth faz tempo que to querendo ver mas me enrolo SEMPRE! Incrível, sério, me enrolo até acabar assistindo outra e nem toco no botãozinho de play dela Ray e os Dezoito

    ResponderExcluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger