Roube como um Artista

10 fevereiro 2017


Livro: Roube como um artista
Autor:  Austin Kleon
Páginas: 160
Editora: Rocco
Edição: 2013
Acabamento: Brochura
Nota: 5/5 
ISNB: 9788583528421


Quem olha de primeira para esse título se assusta e já acha que o mundo está tão de ponta cabeça, que fizeram um "manual de assalto" ou alguma coisa do gênero. A verdade é que você precisa ler o subtítulo para entender um pouco da proposta do livro, mas o título por si só já faz o trabalho de chamar a atenção do leitor e a curiosidade de dar uma folheada é irresistível.


Com muita sinceridade eu digo que este livro é um dos meus favoritos e o que me fez começar a querer buscar mais conhecimento na área de SEO criativo. É um livro surpreendente e do qual qualquer pessoa deveria ler. Quando temos a palavra criatividade no subtítulo e quando damos uma olhada rápida na parte de trás do livro, onde o autor faz um breve resumo do que será as 10 dicas, parece que é um livro voltado apenas para as pessoas que trabalham na área criativa, mas quem pensa assim não poderia estar mais enganado. Roube como um Artista é um livro que trata de resolver problemas de uma forma mais criativa, menos óbvio, e bem mais eficaz.



Austin Kleon diz no livro que ele é uma versão dele mesmo conversando com o eu do passado, ou seja, dando os conselhos que ele queria que alguém tivesse dado para ele naquela época e são esses ensinamentos que ele apresenta em 10 dicas rápidas, porém muto esclarecedoras.


Um dos primeiros ensinamentos é a explicação do título e o autor deixa claro que nada se cria, apenas se copia, ou como ele diz, se "rouba". Não entenda "roubar"como plagiar o artista, nesse caso ele se refere em "se inspirar" ou "melhorar a ideia inicial", para assim se criar algo novo e novo. É ter aquela pessoa como sua referência, aprende com ela e assim se achar no meio do caminho. Outras dicas que Austin compartilha com a gente no decorrer do livro, é parar de criar desculpas; parar de alimentar o hábito de procrastinar as coisas que você deve fazer. Começar a produzir conteúdos que a gente gostaria de ver por aí e desmistifica aquele conceito que conhecemos que devemos escrever ou produzir o que a gente conhece, o que na verdade deveríamos fazer o que gostamos, para assim sair mais natural.



O livro também trata do assunto de como tratar bloqueios criativos (coisa que quase sempre tenho) e ele diz que devemos ficar matutando naquela ideia que não está indo para a frente, mas que é ótimo ter outros projetos paralelos e hobbies, pois assim você irá se distrair, para depois voltar mais focado para aquela ideia travada. Sempre tenha um banco de ideias, imagens e artistas, isso ajuda muito nas horas que não tem nada na sua cabecinha.


No decorrer do livro temos diversas frases de pessoas famosas e grandes pensadores. Essas frases fazem muita diferença na sua leitura, pois elas te inspiração a buscar o melhor de você. O livro tem diversas ilustrações que fazem o leitor entender melhor a ideia daquele capítulo e fazem com que a leitura  fique muito mais fluída.



Roube como um Artista é um livro maravilhoso, que deve ficar do lado da sua cabeceira, para quando se sentir desmotivado ou travado, leia pelo menos um capítulo deste livro, que você terá novas perspectivas. Eu sempre releio ele, principalmente quando estou com bloquei criativo (reli ele semana passada) e é super rapidinho de lê-lo, já que ele não é muito grande, tem um formato um pouco diferente e é super prático de levar na bolsa.



Este livro é uma super dica para qualquer pessoa que queira "pensar fora da caixinha", ainda mais para quem está sofrendo de bloqueios criativos (só quem teve, sabe como é frustrante) e quer novas ideias para seus projetos. Alguém já chegou a lê-lo? Me digam nos comentários. 

0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger