Não crie expectativa, só tenha medo

04 setembro 2017


Livro: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Edição: 2015
Acabamento: Brochura
Nota: 4/5
ISNB: 9788580576528

"O que lhe dá medo?". A resposta seria fácil, se não estivéssemos falando do livro Caixa de Pássaros, romance de estreia do autor Josh Malerman, mas como estamos prestes a adentrar em seu mundo, a resposta é mais complexa do que você imagina.

A história começa com pequenos rumores. Alguns incidentes que estamos acostumados a ver de vez em quanto da TV. Apenas alguns casos de pessoas que surtaram, mas afinal, a loucura anda lado a lado com a humanidade, então não deram tanta importância. Mas então, um dia, esses casos não eram apenas restritos na Rússia, mas aos poucos foram rastejando, até ganhar força e espalhar-se por diversos pontos do planeta. 



Poderia ser mera coincidência? Acho que não. Principalmente quando os casos são brutalmente semelhantes; alguém tem um acesso de loucura, com raiva ensandecida ataca quem estiver por perto e logo em seguida comete suicídio. As pessoas se assustam cada vez mais, porque ninguém sabe dizer o que é, afinal, quem poderia sanar essa dúvida esta morto. Só o que todos sabem é que a pessoa antes de surtar vê alguma coisa, nada mais.



No começo, poucas pessoas acreditaram que aquilo seria o fim do mundo e os mais céticos debochavam do assunto, mas não demorou muito para as pessoas começarem a não sair mais de casa. As janelas são tapadas com cobertores, tábuas, papelão ou qualquer coisa que deixe a pessoa segura do mundo do lado de fora. 



Não tendo mais nada do velho mundo, o único meio de sair é de olhos fechados ou vendado. O medo é seu melhor amigo e abri os olhos não é uma opção se quiser sobreviver. O que seriam estas coisas que são capazes de trazer a loucura a humanidade?



Esse é todo pano de fundo do livro, que  é narrada em terceira pessoa e somos apresentados a Malorie. Passando pelo presente e há quatro anos atrás, quando "O Problema" - como começaram a chamar - teve seu início. Os capítulos são alternados entre essas duas timelines, mas o autor soube trabalhar muito bem com essas duas linhas do tempo, fazendo o leitor compreender como Malorie chegou até a situação que se encontra. Mas esse fato, só faz com que o medo vá assumindo forma, espreitando pelos cantos, pois muitas vezes (nas melhores partes) ele muda a linha de tempo e volta para o passado, ou presente.



Não li tantos livros de terror/suspense que eu lembre, mas esse com certeza se encontra na minha lista de favoritos e quero que mais gente leia, para que eu possa conversar em como ele é bom e minha indignação com o final. Que devo avisar, o final deixa a entender muitas coisas, é até meio revoltante, mas acredite, vale muito a pena ler esse livro.

2 comentários:

  1. Achei o final bem revoltante mesmo affs não entendi muita coisa, mas na metade do livro eu prendia a respiração e nem percebia que tava prendendo de tanato suspense huahuahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é muito revoltante mesmo. Fica aquele gostinho de segundo livro, que nunca vai vir, mas o livro prende de uma maneira surpreendente mesmo.

      Beijos e um abraço de Unicórnio!

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger